Viagem: Paranapiacaba


Oi oi pessoal!!

No dia 25 de abril fui junto ao pessoal do CPA que é a instituição pela qual fiz curso de Suporte Técnico em Informática e que sou atualmente aprendiz administrativo em uma empresa, para PARANAPIACABA, que é um distrito da cidade de Santo André. 


Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba

"Paranapiacaba" originou-se do termo tupi paranapiacaba, que significa "lugar de onde se vê o mar".

Vista dos lados da entrada do distrito.

Como fui pela instituição CPA, fomos com um ônibus fretado, mais dá para ir para lá de ônibus ou carro. A estrada é bem matagal, você olha para os lados e só tem mato, e dependendo do dia, no dia que fui estava calor, e ao chegar perto de Paranapiacaba começou a esfriar e a escurecer. 

Entrada da Vila de Paranapiacaba

Quando chegamos o clima de lá ficou frio, e a neblina rondava todos os lados da cidade. Ficou um clima bem de cinema, um clima meio apavorante...

Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba 

Logo na entrada da cidade há uma igreja onde eram celebradas as missas e funerais. Antes da igreja bem na entrada mesmo tem o cemitério da cidade.

Cemitério na Entrada de Paranapiacaba.

Vista da Vila de Paranapiacaba.

Paranapiacaba é um distrito bem pequeno, porém é muito lindo, e antigo, e por ser bem antigo que pode-se considerar que o lugar é lindo!

Pátio ferroviário de Paranapiacaba

Paranapiacaba é famosa pelas ferroviárias que realizavam o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos. 

Um dos vagões conservados no pátio aberto para visitação.

Haviam vagões funerário onde eram realizados os velórios entre Santos e Paranapiacaba. Também havia o vagão ambulância, que atendia doentes e acidentados.

Campo de Paranapiacaba

 "Os trens antigos eram de madeira.  Os carros da primeira classe tinham bancos de palhinha, e os da segunda tinham bancos de madeira. Os encostos eram reversíveis, e podia-se deixar um de frente para o outro e, assim, quatro pessoas viajavam juntas. Posteriormente foram introduzidos os trens de aço – maiores e mais confortáveis."


Tudo está bem conservado e hoje apesar de ainda ter pouco moradores, a cidade é mais turística.

Pátio onde estão os trens para visitantes.

Estação ferroviária de Paranapiacaba.

"Por ocasião do início da circulação dos trens entre Santos e São Paulo, Paranapiacaba não possuía estação. Esta só foi inaugurada em 1874 com o nome de Alto da Serra. Foi desativada em 1901, quando foi inaugurada a nova estação, por ocasião da duplicação da linha férrea. Posteriormente foi utilizada como cooperativa dos planos inclinados. Hoje ainda é possível ver parte da plataforma no local da subestação de força, em frente ao Largo dos Padeiros.
A 2ª estação era ampla e bonita e, em suas plataformas, os vendedores de frutas e salgados vinham com seus tabuleiros oferecer seus produtos. O mais famoso de todos era o sanduíche de mortadela. Sempre se dava um jeito de comprar alguma coisa. Também se chamava Alto da Serra, e recebeu o nome de Paranapiacaba somente em 15 de julho de 1945. A vila, no entanto, já tinha o nome atual desde 1907.
Em janeiro de 1981 quando já estava desativada, foi destruída por um incêndio tido como criminoso. Há na vila pessoas que dizem saber quem foi o incendiário. Desse incêndio, o antigo relógio foi salvo e recolocado junto à nova estação, porém em uma torre mais alta do que a primitiva.
Esta 3ª estação foi desativada quando da paralisação total do transporte de passageiros entre o planalto e a baixada santista." Texto por: A Vila Inglesa

A famosa neblina de Paranapiacaba

Muitas lendas rondam a cidade, principalmente por causa da sua famosa neblina e seu clima que muda a cada 20 minutos. A neblina que cai ao entardecer impede que se veja um palmo a frente. 
Leia aqui o conto sobre O véu da Noiva

Pau da Missa

"Pau da Missa é um eucalipto centenário cujo tronco era utilizado para fixar informações de interesse da comunidade."
Clique e conheça a lenda do Pau da Missa

Para quem gosta de fotografar e gosta de ter fundos e cenários legais, Paranapiacaba é um ótimo lugar para fazer books, o cenário antigo é uma opção bem legal, além de ser perto de São Paulo e ser lindo.















Conheça mais sobre PARANAPIACABA em:

Meu vídeo em Paranapiacaba:



Documentário sobre Paranapiacaba:

1 comentários: