Cultura: Memorial da Resistência de São Paulo


Oi oi pessoal!

O post de hoje é uma dica de passeio em São Paulo, ano passado exatamente no dia 31 de outubro fui junto ao pessoal do meu curso á uma atividade externa, e fomos ao Memorial da Resistência de São Paulo, próximo a estação luz.



O Memorial da Resistência de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é uma instituição vinculada à Pinacoteca do Estado de São Paulo que é um museu público sem fins lucrativos, que é dedicada à preservação das referências das memórias da resistência e da repressão política do Brasil durante 1889 à atualmente por meio de museu, representações e relatos.

O lugar é estruturado para procedimentos de pesquisa e museu público, com a temática sobre resistência controle e repressão política, que leva a todos a reflexão sobre os exercícios da sociedade, o desenvolvimento da democracia, e dos direitos humanos.

Abaixo, algumas fotos da minha visita ao lugar!


Apesar de ser uma visita, para conhecer há também a parte educacional, com videos que apresentam relatos de algumas pessoas, de acontecidos, e do que se passava durante aquela época. É uma forma bem legal para se aprender sobre este tema, adorei a iniciativa.





Neste museu, há muitos registros, de muitas pessoas, que sumiram, morreram, que foram maltratadas, que foram oprimidas, que foram pressas, caçadas, enfim, há relatos de várias pessoas daquela época.





O museu retrata muito bem como eram que aquelas pessoas viviam, em colchões ao chão, com situações precárias, este lugar era uma prisão, super lotada, se refletirmos um pouco, a situação do passado está se repetindo muito hoje em dia, pois naquela época, eram presos qualquer pessoa que se opusesse ao superiores, e muitas pessoas que realmente eram inocentes e que não tinham nada a ver com o assunto também foram presas, torturadas, e muitas mortas. Isso não te lembra alguma coisa?






Está é a maquete onde mostra o espaço do Memorial da Resistência, com todas as suas salas.


Eu super recomendo vocês conhecerem este lugar, saber quais são nossas raízes, de onde vinhemos, como nossos antepassados viviam é uma coisa muito importante para que possamos aprender com os erros deles e futuramente fazer realmente um mundo melhor, podermos viver melhor, viver bem.
Eu até hoje acredito, que enquanto a educação não for priorizada para todos, independente de classe, cor ou religião, haverá muitas guerras.

Gostou do lugar ? Que tal conhecer ? Dar um passeio por lá e adquirir um pouco mais de conhecimento? Fique a vontade!

O Memorial da Resistência de São Paulo está localizado no Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP e está aberto de Terça a Domingo, das 10h ás 18h. A entrada é gratuita. Saiba mais sobre este maravilhoso lugar acessando o site: Memorial da Resistência.

Beijos da Nay !!

0 comentários:

Deixe seu comentário