Cultura: Museu Afro Brasil

Oi oi pessoal!

Na sexta feira da semana passada fui ao Museu Afro Brasil com a minha turma do curso, como atividade externa, para conhecermos o lugar. É um museu onde estão guardadas muitas obras (desde pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos até peças etnológicas) da cultura africada e afro-brasileira, produzida por artistas brasileiros e estrangeiros. O museu representa diversos aspectos das culturas africanas e afro-brasileiras, tendo temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, tendo também outros temas como o registro da trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.


Entrada do Museu Afro Brasil

Entrada do Museu Afro Brasil

Adesivo de Identificação do Museu


Exposição de esculturas de alumínio.

Exposição de Pinturas

Exposição de Pinturas em Relevo de Alumínio.

Quadro de Pintura em Relevo de Alumínio.

Materia de Jornal sobre Carolina Maria de Jesus

Informativo sobre a Tarde de Autografo do Livro Quarto de Despejo da Escritora Carolina Maria de Jesus

Materia sobre o Quarto de Despejo

Acervo de Livros para Consultas


 
Exposição de Pessoas Negras da Sociedade que Fizeram Sucesso e Grandes Feitos na História. (Pelé, 

O Universo Mágico do Barroco Brasileiro.

A História de Pelé com o Futebol Brasileiro.

Gente eu me encontrei com o Jairzinho, tirei várias fotos com ele, super simpático, pena que estava meio calado sabe. rsrsrs !


O que falar do Garrincha, que mal conheço e já considero pakas? rsrsrs Foto com o Garrincha, super legal ele também, mais eles não estavam afim de conversar não.

Obra "Frevo" de Heitor dos Prazeres

Não me recordo do que este quadro representa na realidade, mais acredito eu que seja a representação de um profeta recebendo palavras dos anjos e as escrevendo. Mais se vocês souberem, comentem aqui no final deste post.

Também não me recordo desta escultura, mais imagino eu que seja um guerreiro, ou um índio.

Quadro feito com personagens e objetos feitos de massinha de modelar. Representando a religiosidade.




O Museu Afro Brasileiro representa as religiões dos negros e africanos, mais o que eu realmente não gostei foi que eles só representaram o Candomblé e a Umbanda, a maior parte de acervos, de pinturas e objetos representam apenas este tipo de religião. 







Aproveitando a onda deste tipo já vou logo falando, não gostei desta parte do museu e não me senti bem, e tenho certeza que entre os negros e africanos não existia apenas estas duas religiões, assim também acho que se deveriam representar estas outras religiões sim.

 Já que é pra mostrar a história, o certo é mostrar a história completa. Certo? Certo !


Religiosidade representada... Veja a matéria da UFRGS/NER para saber mais sobre o assunto de Religiosidade no Museu Afro Brasil.


Acredito eu que seja a escultura de São Jorge (♪ ♫ Jorge vem de lá da Capadócia, montado em seu cavalo, na mão a sua lança ♪ ♫... rsrs)

Suponho que isso seja um daqueles negócios onde se levavam os reis e pessoas importantes, que eram carregadas por outras pessoas, no caso seriam escravos.

Navio Negreiro

Sereias


Enfim, o lugar é enorme, e fala sobre muita coisa, eu mesma não consegui visitar tudo em apenas um dia, mais fica ai a dica pra quem quiser conhecer, o que mostrei de fotos aqui não é nem a metade do que há para ver por lá!


Gostou das fotos? Que tal ir lá conhecer?

Endereço:
Av. Pedro Álvares Cabral Portão 10
Parque Ibirapuera CEP: 04094 050
São Paulo/SP - Brasil - Acesso pelo portão 03
Telefone: 55 11 3320 8900

Horário de funcionamento:
De terça-feira a domingo, das 10hs às 17hs,
com permanência até às 18hs.

Ingresso:

Visitas à exposição do Acervo:
Ingresso: R$ 6,00 - Meia Entrada: R$ 3,00

Visita à exposição “Africa Africans”:
Entrada gratuita, de 26/05 a 30/08/15

Grátis às 5ª feiras e sábados

Para maiores informações acesse o site: Museu Afro Brasil

Beijos da Nay!!

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Meu nome é Mateus e tenho 22 anos. Artista Visual formado.
    Vou dialogar com alguns trechos que você postou, está bem?

    "Aproveitando a onda deste tipo já vou logo falando, não gostei desta parte do museu e não me senti bem, e tenho certeza que entre os negros e africanos não existia apenas estas duas religiões, assim também acho que se deveriam representar estas outras religiões sim."

    Bom, quando falamos dos negros e africanos logo lembramos de sua vivacidade, da escravidão, da inferioridade imposta pelo branco, do preconceito racial...
    Por que ter a religiosidade afro no museu é importante? Porque ela foi um dos mecanismos de resistência ao regime escravocrata, foi por meio das práticas religiosas que o africano encontrou (também) uma forma de criar forças para resistir... É como se no terreiro, na macumba, nas roças de candomblé, o africano fosse africano de verdade. Esta ligado à resistência, ao orgulho de se ser negro... Ela foi uma ferramenta de resistência/sobrevivência. Não faz sentido abordar no museu outras religiões que não descendam da cultura africana.

    Abraços,
    Mateus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, tudo bem e com você?

      Que ótimo ponto de vista, desde já agradeço pelo seu comentário.

      Conforme o meu passeio pelo museu compreendi a ênfase nessas religiões que possuem descendência africana. Porém quando eu busco conhecer uma história eu em particular gosto de conhecer a linha histórica com os períodos, e senti muita falta dessa parte na questão religiosa, não cheguei a conhecer o museu por completo, mas o que vi ali representado havia no caso tudo (ou quase tudo) em relação a essas religiões, e se eu vi alguma outra representação além dessas foram poucas.

      Não sei se você me entende mas eu fico muito curiosa para saber o "e depois?..." de tudo, por ser evangélica, não 100% praticante, eu gostaria de ver os outros lados, mesmo que pouco representado. Fico pensando e querendo saber como eram representados os evangélicos durante aquela época. Concordo com a ênfase porém também gostaria de conhecer os outros lados, mesmo sabendo que é aquele tempo era minoria.

      Eu fiquei nem um dia completo durante a visita, se eu puder, irei sim visitar novamente o museu, buscar conhecer ainda mais sobre a cultura africana.

      Adorei mesmo seu comentário, obrigada Mateus.
      Nayara.

      Excluir