Livro: Dom Casmurro de Machado de Assis - 3 dicas de como ler um livro rápido!

Oi oi pessoal!




Esse livro me deu muito trabalho mês passado, a minha professora de português nos obrigou a ler todo o livro em um mês para fazermos uma prova para o final do mês valendo nota, ela fez toda uma dramatização dizendo que a nota da prova seria a maior nota do bimestre e tal. Ainda não fiz a prova, e já acabou o mês, ou seja, ela está atrasada, mais ok, melhor pra mim, eu comecei a ler o livro assim que ela disse que teríamos que ler, mais a leitura desse livro em especial me deixou cansada, com todas as palavras antigas, em que você tem que ficar pesquisando a tradução, é muito complicado, acho que Dom Casmurro é o primeiro livro de Literatura Brasileira que estou lendo, tem gente que gosta e tem gente que não gosta, eu mesmo ao terminar de ler o livro tenho a minha conclusão: A história é boa, a literatura brasileira é boa, porém é muito cansativa, quem não é acostumado tem que ser guerreiro e manter o foco pra poder ler o livro.

Eu confesso que não fui muito guerreira não viu, comecei a ler e duas semanas ou antes eu já havia deixado de lado, quando a professora pegou no pé, corri em duas semanas para poder terminar de ler o livro todo. Mais consegui, com uma mega diga que eu vou dar agora pra vocês.



COMO LER UM LIVRO RAPIDINHO? 

1º passo: Tenha ele em forma de livro, e leve ele aonde você for, metro, ônibus, escola, horário de almoço, foque no livro, leia nem que seja um linha em cada intervalo que você tiver do seu dia.

2º Tenha ele em PDF, EBOOK, ou qualquer outra forma digital, no seu celular, tablet e computador, assim você pode ler ele em qualquer lugar mesmo, o vicio de internet e tecnologias é muito grande atualmente, que tal usar toda essa tecnologia pra te ajudar a ler mais rapido?

3º Escute o livro em áudio, procure o audio book do livro, e baixe, ou compre e escute pelo celular ou computador, mais se aconselho que você escute e acompanhe pelo livro normal, para que você possa não apesar ler, mais entender.

Foi com essas 3 dicas rápidas, fáceis, e maravilhosas que eu consegui ler Dom Casmurro em duas semanas, para algumas pessoas pode ser fácil, e elas levem até menos tempo, mais para quem trabalha, estuda, e sai muito, e precisa realmente ler, ou gosta de ler, essas dicas ajudam e muito!

Vamos falar do Livro Dom Casmurro agora.


DOM CASMURRO

Romance de Machado de Assis

Publicado em: 1899

SINOPSE: Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.


OBS: O texto a seguir que é um resumo da história, e para quem ainda não leu, pode haver spoiler.

SPOILERSPOILERSPOILERSPOILERSPOILERSPOILERSPOILER

Bom, o inicio dessa história é algo que não tem o que muito comentar, o livro é narrado por Bento Santiago, em primeira pessoa, ou seja, ele está contando a história dele, ele conta desde a infância até a fase adulta, conta das pessoas ao seu redor, como seus tios, sua mãe, e sua vizinha Capitolina. Bentinho cresceu junto de Capitu, foram muito amigos, durante toda a infância, e quando adolescentes se apaixonaram. Bento tinha que cumprir a promessa que a mãe fizera a Igreja após seu primeiro filho morrer ainda bebê, que se o seu segundo filho sobrevivesse o mesmo seria padre, e esta promessa impedia o romance de Bento e Capitu, provocando a separação dos dois. Assim bento e sua amada fazem muitos planos e tentam de tudo para que ele não tenha que ir embora, mais bento vai para o seminário, e lá ele conhece alguém com quem se identifica muito, este era Ezequiel Escobar, um menino que também não gosta de estar ali, assim, após algum tempo, os dois meninos formam uma amizade muito íntima, e Escobar dá a ideia a mãe de Bento para que ela envie um escravo no lugar dele, assim a promessa não seria quebrada e Bento iria cursar Direito, a mãe concorda e cumpre com a ideia, Bentinho se gradua em direito e volta para se casar com Capitu, enquanto Escobar se casa com Sancha, que é amiga de Capitu.


Os dois se mudam, e ficam morando perto, assim, todo dia eles jantavam um na casa do outro. Bento e Capitu estavam fazendo de tudo para terem um filho, mais Sancha e Ezequiel tiveram um filho primeiro, e colocaram o nome da menina de Capitu, em homenagem a mulher do seu melhor amigo. Depois de algum tempo Capitu também fica grávida, e tem um menino, assim Bento coloca o nome de Ezequiel no menino em homenagem ao seu melhor amigo. Os dois casais e seus filhos viviam muito próximos uns dos outros, e com o tempo Bento cria uma certa desconfiança ao ver que seu filho é muito parecido com seu amigo. E assim Bento fica inseguro com o filho e com a mulher. Escobar morre afogado na praia, e no seu enterro, Bento percebe que sua mulher tem uma expressão diferente, e até mais chorona que a mulher do falecido, e a desconfiança só aumenta. Após isso, Bento tenta se matar, fica meio aturdido com toda a situação, e numa fraqueza momentânea quase mata seu filho, e o diz que não é seu pai. Capitu escuta a conversa e se lamenta pela desconfiança de Bento por causa da semelhança. Depois de muitas conversas, o Casal decide se separar, e então se mudam para a Europa, para esconder a separação da família e amigos. Porém Bento volta sozinho para o Brasil, e com o tempo vai ficando uma pessoa mais dura e fria, voltando apenas a Europa para disfarçar, mas não se encontra com Capitu, nem com seu filho.

Após muitos anos, Capitu morre no exterior, e Ezequiel vem a procura de seu pai, para tentar fazer amizade novamente, mais a semelhança continua do amigo falecido faz com que Bento não o aceitasse completamente. Bento apesar de não acreditar que Ezequiel seja seu filho paga seus estudos, onde Ezequiel vira arqueólogo, e também suas viagens, onde numa viagem a Jerusalém morre de uma febre. Assim, Bento tenta reconstruir sua infância, com uma cópia de sua casa onde morava com seus pais durante a sua infância, e tenta recuperar o sentido da sua vida. Por tal motivo, o narrador escreve esta história.

SPOILERSPOILERSPOILERSPOILERSPOILERSPOILERSPOILER

Enfim pessoal, gostei do livro, no final não foi tão ruim quanto eu pensei que seria, e a história é bem interessante, te deixa com o ar de dúvida, se Capitu traiu Bento com Escobar. Eu tenho as minhas teorias que, mais deixa pra uma próxima. Leiam e me digam aqui nos comentários desse post.



O QUE VOCÊS ACHAM, CAPITU TRAIU BENTO COM ESCOBAR?
COMENTEM!

Beijos da Nay!

1 comentários:

  1. Inicialmente, quando Machado lançou sua obra "Dom Casmurro" não havia ninguém que defendesse a fidelidade de Capitu, claro, era uma sociedade entrando no século 20, que claramente era prescrutada pelo Machismo. Atualmente há uma certa divergência sobre a imparcialidade da história, pois é contada sob o ponto de vista de Bentinho, manipulando o leitor a julgar Capitu como errada. Mas muitos já defendem a fidelidade e a inocência de Capitu, pois somos como jurados. Eu, por exemplo, defendo que Capitu e irrevogavelmente inocente .

    ResponderExcluir